quarta-feira, 26 de junho de 2013

Leitura e escola

Desde pequena, sempre ouvi perguntas e comentários do tipo: "Pra quê mais um livro?". "Porque você gosta tanto de escrever?". "Eu odeio estudar, não sei como você consegue", "Você realmente gosta de aprender?".

No fundo, eu não culpo esses pobres coitados. Desde pequenos tiveram a leitura e a escrita como forma de punição imposta pelos pais e pela escola. Não fez a tarefa de casa direito? Escreva. Foi mal na prova? Leia um livro chato e inadequado para sua idade.

Professores sem inteligência emocional e pais que incentivam a visão da escola como uma prisão são os verdadeiros culpados por esse tipo de pergunta. E esses pais e professores também foram influenciados dessa forma.

E eu me pergunto: porque isso? Pra que desincentivar uma criança a ler? Pra que cultivar a imagem da escola como inimiga do aluno? Ler é tão gostoso, são mundos diferentes, sensações diversas que contribuem para o crescimento positivo emocional e psicológico. Quem lê mais é mais feliz, não resta dúvidas. E quanto mais eu leio, mais tenho vontade de escrever.



Nenhum comentário:

Postar um comentário