segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estudante de Letras

"Você cursa faculdade 'de que'?


-Letras.
Mas você vai dar aula de português?
-Não, na verdade vou vendê-las.
..."

Sério, porque raios as pessoas insistem em tratar estudantes de letras como pobres coitados que não tem nada melhor pra fazer da vida? "Ah, mas medicina sim é uma profissão de respeito. Eles merecem ganhar bem." Mas me responda: quem um dia ensinou aqueles que são médicos? Os professores. Que fizeram o quê? Faculdade de Letras!!!!


Não estou dizendo que os médicos não mereçam respeito, só os usei como exemplo. Afinal, tem que ter muito estômago pra enfrentar a Faculdade de Medicina, não é pra qualquer um. Mas que é errado desmerecer aqueles que querem ser professores, é! E muito!!


São quatro intermináveis anos de estudos para poder entrar pela porta de uma sala de aula com o orgulhoso título de professor. São quatro intermináveis anos de esforço de quem realmente se interessa em ensinar. São quatro intermináveis anos de pura dedicação. São quatro intermináveis anos que vou levar comigo pelo resto da minha vida com muito orgulho.


Ser professor não é pra qualquer um. Só é professor quem gosta. Quantas pessoas não vi abandonarem o curso porque "não era o que esperavam"?


Nós estudamos, sofremos e nos esforçamos, pra chegar a uma sala de aula e sermos destratados por alunos sem interesse com nada, por pais que não entendem como é difícil lidar com uma sala com uma diversidade enorme de cabecinhas pensantes e por pessoas que querem que professor faça milagre. Sinceramente, tem horas que acho que nós somos o milagre. Sim, nós somos o milagre.


Quantas pessoas você conhece que gostam da profissão de ser professor? Quantas pessoas você conhece que ensinam por amor e não por falta de opção? Quantas pessoas você conhece que realmente conhecem a arte de ensinar?


No Japão, o imperador só se curva na presença de um professor. Um professor merece respeito. Um professor merece ser aplaudido de pé por onde quer que esteja. Um professor merece muito, mas muito mais. Existe coisa melhor do que o carinho dos alunos? Existe coisa melhor do que o reconhecimento?

Espelho-me em todos os bons professores que já tive. Um dia vou ser como eles. Um dia vou inspirar meus alunos. Ou pelo menos fazer com que eles não vejam o professor apenas como um ser que está na escola para servi-lo.

Um comentário:

  1. Nossa, falou TUDO que eu gostaria de falar! O pior é quando a gente diz que faz Letras e o povo responde "Nossa, mas você é tão inteligente, por que não fez Engenharia?" aff ¬¬ professor é burro, então?

    ResponderExcluir